AFINAL, BACTÉRIAS SÃO SEMPRE VILÃS PARA A SUA PELE?
- 24/01/2019
- 0 Comments
- Botica Beauté
- Category: Beleza & Saúde
Já pensou em usar as bactérias da sua pele a seu favor?
Foto: Michael Schiffer
Em uma revisão publicada no International Journal of Dermatology, a Vi Mottin (criadora da Botica Beauté), discutiu sobre os potenciais benefícios das bactérias para pessoas que sofrem com acne e dermatite atópica.
Foto: Joe Robles
Acne e dermatite atópica são condições crônicas de pele com impacto negativo sobre a qualidade de vida dos pacientes. Os tratamentos atuais para essas condições estão associados a efeitos adversos (às vezes graves!) e não representam uma cura definitiva.
Foto: Drew Hays
As lesões da acne criam um ambiente que facilita o crescimento excessivo de Propionibacterium acnes, enquanto a dermatite atópica está associada a um aumento na proporção de Staphylococcus aureus e uma diminuição da diversidade de microrganismos nos locais de predileção para a condição. Pensando nisso, levantou-se a possibilidade de que ao agir sobre o desequilíbrio na microbiota da pele, poderia se ter uma melhora significativa nessas condições!
Foto: Sarah Comeau
Após uma revisão extensa da literatura nas principais bases de dados do mundo, a Vi Mottin observou que alguns microrganismos não só agem na prevenção, como competem com microrganismos patogênicos e melhoram o processo inflamatório presente na acne e na dermatite atópica! Algumas bactérias, como Lactobacillus e S. Epidermidis, inclusive mostraram efeitos benéficos em ambas condições!
Foto: Ousa Chea
E se você está se perguntando como conseguir essas bactérias para a sua pele, fique tranquila! Apesar de ainda não terem sido lançados no Brasil produtos com microrganismos para a pele, o consumo de probióticos também está associado a benefícios para essas condições!
Gostou do artigo? Leia na íntegra aqui.