MITOS DA INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS

De acordo com o Sebrae, o setor de beleza está entre os dez principais segmentos do varejo. Com tanto mercado para explorar e um número crescente de produtos para competir, não é incomum encontrar novos termos de marketing por aí.

Mas será que todos os termos de marketing que a indústria utiliza fazem sentido? A resposta é: não! Por isso, hoje vamos desmascarar três mitos do marketing de cosméticos!

Foto: freestocks.org 

MITO 1: Shampoo sem sal

Em primeiro lugar, não existe “shampoo sem sal”. O sal é responsável pela textura do shampoo e, além disso, a composição química do shampoo possui uma série de ingredientes que quando combinados podem formar outros sais.

Em geral, shampoos que se denominam “sem sal”, estão querendo dizer que não possuem Cloreto de Sódio (sal de cozinha) em sua composição. Mas é aí que mora outro mito: o Cloreto de Sódio, nas concentrações encontradas em shampoos, é levado pela água durante o banho e não vai prejudicar os cabelos.

E quando o sal faz mal? O excesso de sal pode deixar os cabelos opacos quando se tratar de água do mar, suor e poluição. #ficaadica

 

Foto: Vanesa conunaese 

MITO 2: Fixador de perfume

Acredite se quiser, mas o fixador de perfume não existe, é totalmente MITO! A fixação de um perfume depende de sua concentração e da combinação de fragrâncias que ele possui. Perfumes mais frescos evaporam mais rápido, por isso, tendem a durar menos. Já perfumes amadeirados ou adocicados são menos voláteis e ficam mais tempo na pele.

 

Foto: Viktor Forgacs 

MITO 3: Shampoo micelar

Calma, shampoo micelar existe sim, só que todo shampoo é micelar! Acontece que micelar diz respeito à formação de micelas, que acontecem quando um produto possui um detergente, como é o caso de praticamente TODOS OS SHAMPOOS!

O que isso quer dizer, basicamente, é que você não está sendo enganada, o shampoo que diz que é micelar não está mentindo. Acontece que não tem motivo para pagar mais caro por essa característica, já que ela é comum a todos os shampoos!

E tem mais: praticamente todos os produtos de limpeza são micelares! Ops…

 

 

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Botica Beauté

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One thought on “MITOS DA INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS

  • PETROLATOS SÃO MESMO VILÕES? – Botica Beauté

    […] aqui sobre esses termos de marketing, como shampoo sem sal, shampoo micelar e fixador de perfume (leia aqui). Quando se trata de vilões dos cosméticos, uma das primeiras palavras que você vai ouvir é […]

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