DERMATITE ATÓPICA: TRATAMENTOS E DICAS – PARTE 2

Na semana passada falamos sobre eczema e seus principais tipos (se você perdeu, clique aqui). Essa semana, o assunto é tratamento da dermatite atópica!

Foto: Eczema atópico em áreas de flexão na infância

Fonte: SCHERING (1999, p. 5)

 

O principal tratamento para a dermatite atópica consiste no uso de hidratantes corporais. É recomendado o uso regular e liberal de emolientes diariamente, bem como banhos não muito quentes e o uso de sabonetes emolientes. Outra dica é o uso de óleos para banho.

Como primeira linha no controle desta condição, estão os corticoides tópicos, indicados quando o uso dos emolientes não controla os sintomas. Eles apresentam potência variável, sendo o grupo I o mais potente e o grupo VII o menos potente.

Na segunda linha de tratamento estão os inibidores tópicos da calcineurina, indicados na dermatite atópica moderada a severa para uso a curto prazo ou longo intermitente, especialmente no caso de preocupações quanto ao uso dos corticosteroides.

Além disso, quando há evidência de infecção secundária é indicado o uso de antibióticos, que devem apresentar boa cobertura para espécies de Staphylocuccus e Streptococcus.

Para pacientes com dermatite atópica refratária ao tratamento com agentes tópicos ou severamente espalhada, indica-se o uso de fototerapia ultravioleta e terapias sistêmicas com imunomoduladores, que requerem supervisão e tratamento por dermatologista. Em alguns casos de eczema mais difícil de tratar, bandagens também podem ser usadas.

DICAS!

Além do uso diário de hidratantes, algumas dicas podem facilitar o controle da dermatite atópica:

  • Prefira roupas e roupas de cama feitas de algodão no lugar de materiais sintéticos ou lã
  • Mantenha suas unhas curtas e considere a possibilidade de usar luvas para dormir
  • Lave as mãos com sabonetes hidratantes
  • Enxague bem o sabão das suas roupas
  • O pó pode ser irritante, por isso mantenha-se limpo e evite áreas sujas ou com muito pó
  • Mantenha crianças fora do cômodo da casa que está sendo limpo para evitar que elas entrem em contato com pós e produtos de limpeza
  • Evite manipular alimentos irritantes, como frutas cítricas, cebola, pimenta e comidas com sal
  • Descubra seus gatilhos e procure evitá-los!
  • Evite o consumo de alimentos aos quais você tem alergia
  • Evite contato com pessoas fumando, a fumaça do cigarro pode irritar a sua pele

E essas são as nossas principais dicas para quem tem dermatite atópica. Na próxima semana, o assunto será linhas de tratamento disponíveis no Brasil <3

 

Siga-nos no Instagram e Facebook 🙂

ARTIGO RELACIONADO

Written By

Botica Beauté

administrator

Be the first to comment “DERMATITE ATÓPICA: TRATAMENTOS E DICAS – PARTE 2”

"" was added to wishlist