FOBIA DE ESTEROIDES: QUAIS OS RISCOS E BENEFÍCIOS PARA QUEM SOFRE COM ECZEMA – PARTE 3

O exagero sobre o risco de efeitos colaterais com o uso de esteroides tópicos faz com que alguns pacientes e suas famílias fiquem, com razão, preocupados em usá-los. Pensando nisso, os doutores Saleem Taibjee e Carolyn Charman escreveram um artigo, chamado “Steroid phobia – a major obstacle in caring for eczema sufferers” (“Fobia de esteroides – um obstáculo importante no cuidado dos que sofrem com eczema”). O objetivo do artigo foi prover os fatos reais sobre a terapia com esteroides, resumidos abaixo.

Quais são as vantagens de usar esteroides tópicos para o eczema?

Os esteroides agem diminuindo a inflamação da pele e ao longo dos anos se tornaram a opção mais usada e testada dentre todos os tratamentos para o eczema. Eles promovem um dos melhores tratamentos disponíveis atualmente e, se utilizados adequadamente, podem controlar os sintomas e restaurar a qualidade de vida do paciente.

Quais são os riscos reais do tratamento com esteroides tópicos?

O maior risco que o tratamento com esteroides tópicos oferece é a atrofia da pele. É verdade que o tratamento com corticoides potentes e muito potentes pode causar a atrofia da pele se eles forem utilizados por muito tempo sem intervalos. Esse efeito é reversível se o tratamento for interrompido, mas seu uso contínuo pode levar à formação de estrias. Atualmente o surgimento destas marcas na pele é muito improvável com tratamento correto e em pacientes que usam corticoides mais leves este efeito adverso é muito incomum. Outros riscos da terapia com corticoides tópicos são:

– Se os esteroides tópicos são aplicados nas pálpebras regularmente há um aumento no risco de catarata e glaucoma

– Esteroides tópicos podem ocasionalmente causar acne, especialmente se usados regularmente no rosto

 

Leia também sobre os tipos de eczema (aqui) e tratamentos para dermatite atópica (aqui).

 

Siga-nos no Instagram e Facebook!

ARTIGO RELACIONADO

Written By

Botica Beauté

administrator

Be the first to comment “FOBIA DE ESTEROIDES: QUAIS OS RISCOS E BENEFÍCIOS PARA QUEM SOFRE COM ECZEMA – PARTE 3”

"" was added to wishlist