SAIBA TUDO SOBRE O NOME DA NOSSA ESPUMA FACIAL!

Há alguns meses, quando anunciamos o lançamento da nossa espuma facial, nós pedimos sugestões de nomes para nossas seguidoras através do nosso perfil no Instagram! A Eskarlet foi uma das seguidoras da empresa que sugeriram nomes para a nossa espuminha e, graças à ideia da Eskarlet, agora nossa espuma facial se chama Nuvem de Limpeza!

 

No post dessa semana, a Eskarlet contou um pouco sobre sua profissão e sobre o processo de criação do nome Nuvem de Limpeza. Confira abaixo a entrevista que fizemos com a Eskarlet!

 

CONFIRA A ENTREVISTA COM A ESKARLET!

 

Oiee, acho que antes de começar a responder as perguntas nada mais justo do que me apresentar, certo?
Eu me chamo Eskarlet, tenho 24 anos e sou formada em publicidade e propaganda, atualmente eu moro em Tramandaí – RS. Eu conheço a Botica Beauté desde aproximadamente a metade de 2018 por influência da Tais Trapp e criei um relacionamento verdadeiro com a marca desde então! Adquiri o meu queridinho sonho da beleza em uma feira Me Gusta que a Vi Mottin participou e ali eu vi que o carinho e cuidado com as clientes não era apenas no online, afinal no “offline” a Vi foi ainda mais atenciosa o que fez eu me tornar uma BoticaLovers ~risos~.
Agora depois dessa breve introdução, vamos as perguntas!

1. Poderia nos contar um pouco sobre a tua trajetória e carreira?

Bom, eu sempre fui uma garota que queria trabalhar, meu sonho era fazer 18 anos para ter logo meu primeiro emprego, mas na verdade aos 16 anos fui emancipada e dai então trabalhei de tudo um pouco e realmente acredito que os diversos empregos que tive me auxiliaram na profissional criativa que sou.
Afinal de todos os lugares absorvi princípios, características e referências que me auxiliam diariamente. Aos 15 anos mais ou menos fiz um curso de Photoshop e ali eu soube que iria trabalhar com o software um dia, com a pesquisa para ver em qual curso superior me encaixava mais conheci a publicidade e me encantei com o mundo mágico da propaganda, no primeiro dia no curso já veio a certeza de que era com isso que eu queria trabalhar para o resto da minha vida, cadeira após cadeira e o amor, assim como a certeza, só aumentava.
Hoje eu possuo 3 anos de experiência na área, meu foco é dividido entre o setor de criação e o de social media. Após trabalhar para uma organização, fui para uma agência digital onde trabalhei com pessoas incríveis, por conta do fim da faculdade e de uma mudança de cidade acabei me desligando da empresa, hoje trabalho em outra agência incrível (eu sou sortuda, sei disso) e estou iniciando o meu projeto pessoal, o @cs.tertulia , para ensinar o que eu sei sobre criação, marketing e tudo mais do fantástico mundo da publicidade e propaganda de uma forma descomplicada para empreendedoras e pessoas que sonham em empreender.

 

2. Antes de nos contar como tudo aconteceu, poderia nos explicar o que quer dizer o nome “Nuvem de Limpeza”? A quais características ele remete?

Claro, bom, eu fui das selecionadas para experimentar a espuminha antes do lançamento e acredito que isso me auxiliou demais na construção do nome.
Nuvem = Se refere ao formato que a espuminha faz quando sai do pump e fica na nossa mão (ou esponjinha) e também à maciez dela, ao sensorial no uso.
Limpeza = Se refere literalmente à função dela, mas também à sensação que deixa na pele após o uso.

 

 

3. Quando surgiu a caixinha de perguntas pedindo sugestões de nomes no Instagram da Botica Beauté, já tinha o nome “Nuvem de Limpeza” em mente ou a ideia veio na hora?

Enquanto estava usando ela, eu e meu companheiro já brincávamos que estava lavando o rosto com uma “nuvem” então o nome já estava no forno digamos assim, faltava apenas um pouco mais de estudo para refinar e ter a coragem de sugerir ele.

 

4. Como publicitária, conta para a gente o que deve ser pensado e como funciona, de forma resumida, o processo de criação de um nome para um produto, por favor.

Acredito que não exista uma única resposta para essas perguntas, pois o processo criativo em si muda muito de uma pessoa para outra, mas posso te dizer algumas coisas que não devem ser esquecidas, que tal um check list?
1 – A marca é sua, mas a venda é para uma pessoa, não se esqueça dela na hora da criação, seja de um produto, de um nome ou da sua marca como um todo.
2 – Você não precisa reinventar a roda, mas a “roda” precisa ter a sua assinatura, as pessoas precisam sentir a sua personalidade no que você faz ou vende.
3 – Já pensou na pessoa que você pretende vender (seu público alvo), agora como está o mercado? Existe demanda? As pessoas do local que você pretende vender irão entender a proposta do seu produto?
4 – Menos GERALMENTE é mais! E isso nunca será clichê, simplifique tudo que puder no nome dos seus produtos e se eles forem instrutivos melhor ainda.
5 – Acima de qualquer coisa, conheça profundamente a sua marca! Os seus valores, o que você tem como missão e o que deseja para o futuro, afinal não adianta olharmos só para o exterior e esquecermos do interior.

Fora esse checklist existem diversas técnicas que auxiliam na hora do processo criativo, uma delas eu vou comentar na pergunta seguinte.

 

5. E como esse processo foi aplicado na escolha do nome “Nuvem de Limpeza” para a nossa Espuma Facial?

Como trabalho bastante “sozinha” a técnica de criação que mais me auxilia diariamente é o mapa mental, mesmo sendo uma técnica, ele acaba tendo variações de pessoas para pessoas e de job para job.
Para a Espuminha facial eu fiz um mapa mental de palavras que eu particularmente associava à Botica Beauté de um lado e do outro lado eu coloquei palavras chaves e conceitos que a Vi Mottin fala e transmite nos vídeos e postagens de conteúdos já postados no ig. Depois dessa seleção eu fui montando diversas ideias que poderiam virar o nome da espuminha, saíram mais ou menos umas 8 opções que eu gostei, e dai então eu segui o meu coração e senti que a “Nuvem de Limpeza” era a opção que mais combinaria com a visão simplificada que eu tenho da Botica Beauté e ao mesmo tempo que encaixaria com o produto já existente, assim como conversaria já com a linguagem que as clientes da Botica Beauté estão acostumadas.

 

 

6. Quando o nome foi apresentado às seguidoras da Botica Beauté, ele teve uma aprovação de 99,3%. Na tua opinião, qual a principal explicação para essa aceitação tão elevada?

Primeiro posso dizer que estou extremamente feliz com esse resultado? Eu juro que queria dar pulinhos com ele!
Acredito que a explicação seja porque eu pensei diretamente na linguagem que as seguidoras da Botica Beauté estão acostumas com as postagens e também porque mantive a ideia de um produto com o nome instrutivo assim como é o Sono de Beleza.

 

7. Se o nome não fosse “Nuvem de Limpeza”, qual poderia ser?

Eita, acho que eu deveria ter guardado os rascunhos ein?
Mas vamos lá, no primeiro momento eu achei Nuvem de Limpeza tão simples que quase não sugeri, as outras opções eram bem diferenciadas entre si, então como disse, fui no sentimento mesmo. Algumas opções eram:
Perfeição de limpeza
Clear face (genérico, eu sei)
Rostinho limpo
Achou algum nome bobo? Segue rápido para a próxima pergunta que ela vai te explicar um pouco a importância das ideias bobas!

8. Tem alguma dica para quem tem uma marca pequena e está precisando pensar em nomes para seus produtos ou até para a própria marca?

Bom, primeiro volta ali rapidinho na pergunta 4 e confere o check-list, deixa ele do teu ladinho durante toda a criação.
Comece a criar opções, mas se ficou difícil criar “do nada”, pesquisa um pouco sobre as técnicas de criação e vê quais tu consegue aplicar na hora, e não te prende a “nomes bobos” ou “nomes ruins”, uma ideia ruim posta no papel é uma ideia mais próxima da ideia genial que virá.
Inclusive ideias muito ruins podem te gerar inspiração para ideias incríveis.
Então simplesmente comece!
Papel e caneta são seus melhores amigos nesse primeiro momento, eles te deixam visualizar melhor o que está escrevendo e também é mais fácil olhar rapidamente o que já foi criado (mas novamente não risque por cima do que não gostou, não desmereça ideias por um julgamento inicial).
Não gostou de nada criado?
Deixe o processo um pouco de lado, vá dar uma caminhada, ver um vídeo, ou se distrair por algum tempo, às vezes é só uma inspiração que te falta e ela realmente pode surgir de qualquer coisa!

E se depois de tudo isso você ainda não gostou de nada me chama e vamos conversar ein kkkkk #desculpaojabá

Gostou? Conheça o trabalho da Eskarlet através do seu portfólio e Instagram! Você também pode conversar com ela pelo WhatsApp através do número (51) 982 077 613.

 

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Botica Beauté

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